Jardim Europa - Paulínia - SP
O desenho acima exemplifica com clareza um princípio básico de ventilação natural. A caixa da escada deste sobrado (porção central da seção) promove a circulação de ar entre os dois pavimentos. Sabe-se que o ar aquecido torna-se mais leve e tende, portanto, a subir, necessitando de uma zona de escape que normalmente não é prevista na maioria dos projetos.
É justamente essa a função dos elementos vazados em vidro, situados na região mais alta da cobertura (onde a laje foi interrompida e deu lugar a um forro inclinado de madeira). Ao deixar o ar quente escapar, o ar mais frio - próximo ao solo, é conduzido para o interior da casa, quando evidentemente portas e janelas estiverem ao menos parcialmente abertas.
A eficiência desse sistema será posta em cheque no entanto, se as áreas externas forem demasiadamente revestidas ou cimentadas, ou se a predominância da direção dos ventos do entorno for oposta ao sentido das aberturas de escape de ar. No caso desta residência, nota-se claramente que as expectativas iniciais da proposta se concretizaram.
Boa noite Jean, tudo bem?
ResponderExcluirAmigo você é muito bom mesmo no que faz, parabéns, adorei seu site um dos melhores que já vi....
Estou fazendo o curso de Edificações no CEFET. Criando uma planta de sobrado até 100m2 e esse aqui e tudo de bom... estou me espelhando nele para criar um. (Residência João Teixeira - 2000).
Jean, por favor caso possa disponibizar esse seu projeto eu ficaria muito grato.
Aproveitanto ..um Feliz 2011 para Você e toda sua familia... Que Deus o Ilumine sempre com muita Paz e Saude.
Fernando.
fernando.pacpocos@yahoo.com.br
Caro Fernando,
ResponderExcluirQue bom que tenha gostado do site, fico feliz com isso e desejo boa sorte na conclusão de seu curso de Edificações.
Com relação ao fornecimento de projetos, peço a gentileza de ler o artigo do link a seguir:
http://www.jeantosetto.com/2010/12/projeto.html
Atenciosamente,
Jean Tosetto - Arquiteto