Linhas paralelas organizam os tons em verde nesta fachada, do escuro da árvore ao claro da platibanda sobre o telhado. As aberturas possuem esquadrias quadriculadas, sem no entanto fragmentar o conjunto visual.
Esta casa foi planejada inicialmente no segundo semestre de 2002, mas logo no início dos trabalhos, em 2003, o projeto ganhou uma ampliação no segundo pavimento, sem no entanto sobrecarregar as fundações - que já estavam previstas para esta possibilidade. A ênfase do partido arquitetônico foi o combate às áreas mortas, evitando circulações extensas e buscando o aproveitamento máximo de cada recanto. A dispensa da cozinha, por exemplo, foi disposta sob o segmento mais alto da escada. Já a lavanderia foi encaixada no acesso de serviço, entre a cozinha e o abrigo dos automóveis. O primeiro dono do imóvel negociou o mesmo antes do fim dos trabalhos, após receber uma oferta irrecusável.
A planta baixa do pavimento térreo salienta o conceito do espaço contínuo, unificando os ambientes de estar, jantar e cozinha. As linhas sinuosas da piscina se contrapõem à ortogonalidade racional, predominante nos ambientes internos.
O duplo beiral, com laje de concreto somado ao madeiramento da cobertura, oferece sombreamento e conforto térmico aos dormitórios durante várias horas do dia. O corredor lateral externo não foi esquecido, recebendo tratamento paisagístico.
A escada do sobrado obedece aos padrões internacionais de ergonomia. O corpo dela não recebeu laje, para permitir a entrada de luz natural por painéis de vidro, e facilitar saída de ar aquecido dos pavimentos, desde que haja mecanismo de abertura nos mesmos.
Visão da sala de jantar para o quintal com piscina. À esquerda temos o acesso para a cozinha, uma vez que o segundo proprietário determinou a separação dos ambientes com uma parede. Em local prático continua a ante-câmara do lavabo.
Da sacada do pavimento superior, reservado aos dormitórios, é possível contemplar a piscina cercada de vegetação de pequeno porte, essencial para criar um ambiente aconchegante, principalmente nos fins de semana.
A edícula, composta por uma churrasqueira, sanitário e depósito, foi deslocada para a lateral do terreno, justamente para valorizar a visão da piscina pelos cômodos internos da casa. O acabamento possui as mesmas especificações da construção principal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário