Aposentar-se de uma longa carreira não significa que os desafios de uma vida estão encerrados. Para certas pessoas, é justamente nesta época de suas trajetórias que um horizonte de possibilidades se abre. Construir uma casa, mesmo sem qualquer experiência anterior no assunto, é uma tarefa que ajuda a manter a mente ativa e concentrada num objetivo. De certo modo, foi o que ocorreu neste projeto.
A casa antiga e reformada já não atendia mais aos anseios de outrora. Era preciso renovar, mas com os pés do bom senso apoiados no chão. O programa adotado demonstra isso: garagem para dois carros, salas de estar e jantar conjugada à cozinha, que por sua vez seria contígua à lavanderia, um banheiro social, uma suíte e dois dormitórios simples. Para completar, uma churrasqueira com sanitário externo e um depósito.
O terreno, com dimensões usuais de 10 metros de largura por 30 de comprimento indicava a realização de um projeto convencional. O desafio era ordenar tudo de modo a garantir a satisfação dos futuros moradores. Algo como caprichar no tempero de uma receita tradicional.
Entre idas e vindas à obra e diversas lojas de materiais de construção, além de alguns telefonemas para esclarecer dúvidas com este arquiteto, nosso amigo deixou a casa pronta na véspera de seu casamento! É a vida se renovando e provando que é sempre possível recomeçar.
Dica do arquiteto: para evitar a ocorrência de fissuras devido a dilatação térmica dos muros de divisa, os mesmos devem ser interrompidos junto às paredes do imóvel, mediante colunas independentes. No encontro das superfícies, uma camada de massa elástica é bem vinda, antes da pintura final.
Anterior - Próximo
Nenhum comentário:
Postar um comentário