O acesso social desta casa é independente do abrigo dos automóveis, embora comunicado com o mesmo. |
O Parque das Quaresmeiras em Campinas é um loteamento fechado com projeto concebido pela Pratec, mesma empresa que lançou também o Parque dos Alecrins, ambos no entorno do Alphaville, no vetor norte da cidade, junto da rodovia para Mogi Mirim. Os dois empreendimentos possuem em comum um regulamento interno bastante detalhado e restritivo, especialmente no que tange aos recuos laterais, com implicação na largura dos beirais das coberturas.
Tais restrições, que a princípio parecem tolher a liberdade de projeto para as residências, garantem na verdade que as mesmas ficarão isoladas umas das outras, valorizando os aspectos estéticos de cada imóvel, resultando num conjunto heterogêneo ao longo do tempo, dado a grande variedade de profissionais que desenvolvem os projetos.
A seção longitudinal do projeto identifica o perfil natural do terreno,levemente caído para os fundos do lote. |
Esta residência, no caso, possui três suítes e um mezanino no pavimento superior. O pavimento térreo conta com uma quarta suíte, reversível em escritório, bem como salas de estar e jantar integradas com a varanda gourmet, cozinha, lavanderia, despensa sob escada, lavabo externo e interno, depósito, piscina e abrigo coberto para dois carros.
No total a residência possui aproximadamente 235 m² de cômodos espaçosos, bem iluminados e ventilados, num terreno de 390 m² com 250 m² de área livre - quase toda permeável em grama. Números que se traduzem em qualidade de vida incomparável com apartamentos com o mesmo programa e menos da metade de área útil.
Na seção transversal temos a escada chegando ao pequeno corredor com vista para o pavimento térreo, diante de ambiente com pé-direito duplo. |
Um pergolado confere charme ao terraço sobre o alpendre da residência. A mescla de madeira e pedra na fachada confere maior acolhimento à residência. |
Conforme pode ser visto na reprodução das seções do projeto, um dos desafios para minimizar o número de degraus em cada pavimento foi lidar com a topografia ligeiramente acentuada da região, respeitando os limites para construção de muros de arrimo e aterramento do lote - o que foi conseguido a partir da correta leitura do levantamento planialtimétrico do terreno, um item adicional necessário para a aprovação do projeto por parte da associação local de moradores. Ou seja, com regulamentos claros e fiscalização ativa todos ganham: empreendedores, investidores, arquitetos, e principalmente os futuros moradores.
Anterior - Próximo
Nenhum comentário:
Postar um comentário