A fachada projetada do Centro Logístico do Ponto do Encanador em Paulínia. |
O Ponto do Encanador é uma loja de produtos para instalações e acabamentos hidráulicos e elétricos que desde 2003 atua no mercado de Campinas e região, a partir do distrito de Barão Geraldo. Por ser um dos dez maiores distribuidores na marca Tigre no Brasil, a loja recebeu o selo de "Revenda Diamante" do fabricante de tubos e conexões mais tradicional do país.
Assim que o Clip - Centro Logístico Integrado Paulínia - foi lançado, a BigaBruller, empresa que administra o Ponto do Encanador, adquiriu uma área de 5.678 m² com acesso por duas vias de tráfego, para lá concentrar o estoque e o controle da distribuição dos componentes comercializados.
Respeitados os recuos frontais e laterais, a área coberta do Centro Logístico ocupa metade do terreno. A outra metade é destinada ao estoque de produtos resistentes às intempéries. |
No primeiro semestre de 2016 o arquiteto Jean Tosetto foi contratado para desenvolver o projeto arquitetônico do novo empreendimento. Do estudo preliminar até a versão definitiva para aprovação, foram feitas oito evoluções a partir de reuniões que contaram com a presença dos investidores, além do engenheiro Nestor Coelho - coordenador dos projetos de hidráulica e elétrica - e do engenheiro Plinio Alves - responsável técnico da obra e gerente da mesma.
Croqui do arquiteto Jean Tosetto a respeito da recepção do empreendimento, desenhado rapidamente durante uma reunião para desenvolvimento do projeto. |
Com 1.627 m² de área a ser construída, o Centro Logístico da Loja Ponto do Encanador em Paulínia possuirá um galpão de 1.306 m². O pavimento térreo de 109 m² conta com recepção, plataforma elevatória, sanitário para pessoas com necessidades especiais, escritório para vendedores, refeitório e vestiário. Já o pavimento superior tem 211 m², com um grande mezanino, dois sanitários, uma copa e a sala da diretoria.
Seção transversal do projeto arquitetônico, salientando a mureta do mezanino sobre a escada de perfil aparente. |
Visão semelhante do corte anterior, mas a partir do modelo virtual que incorporou as nuances do projeto executivo. |
De acordo com Luciano Brüler, um dos sócios do Ponto do Encanador, o projeto deveria conter linhas contemporâneas e limpas, refletindo o espírito e a missão da empresa, qual seja: "Atender a demanda de material hidráulico e elétrico na construção civil, com produtos de qualidade, eficiência e preço justo."
A obra foi concebida para o uso de estrutura de concreto pré-moldado, com fechamentos laterais mesclando painéis metálicos e placas cimentícias. Já a cobertura foi idealizada com tesouras metálicas e telhas galvanizadas. Um grande lanternim percorre quase toda a construção, com a finalidade de promover a ventilação e iluminação natural.
Um pórtico com tubos e conexões de PVC marca o acesso de pedestres ao Ponto do Encanador em Paulínia. |
O painel de brises compostos por perfis metálicos atenua a incidência de luz e calor nos ambientes administrativos da edificação. |
Após a elaboração de uma concorrência a partir do projeto concluído, a Açovia Construtora foi escolhida para o fornecimento tanto da estrutura de concreto armado como da cobertura metálica. Tão breve a obra esteja encerrada, vamos publicar novas imagens.
Anterior - Próximo
Veja também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário